10/10/11

A ESTÓRIA DA VIRGEM - "ESTÓRIAS DO GATOKEMIA"


Não digamos o distrito ou mesmo o país, mas se olharmos para o concelho de ourém ou mais concretamente para a freguesia da freixianda facilmente encontraremos 99% da população católica, ou pelo menos de formação católica mesmo que agora sejam agnosticos ateus brights ou o que seja isso e a relevância inerente. Para os 100 devm sobrar pouco menos que 1%.
Não sei onde os pontos poderão coincidir mas qual será a percentagem dos mesmos que sabem a história completa da Virgem Maria, José, e Jesus?... Com que idade teve  a Nossa Senhora o menino??...

“Ao completar 12 anos de idade, pelas leis judaicas, adquiriu o gedulah, ou seja, já estava legalmente autorizada para se casar. Sua mãe veio de Nazaré a Jerusalém e, ao regressar, levou a filha para passar alguns dias com ela. Em Nazaré um parente dela, José, um homem honesto mas bem mais velho do que ela, carpinteiro de profissão, filho de Jacó e descendente de Davi, pediu-lhe em casamento, o que foi aceito por sua mãe.
Não podendo contrariar a família, ficou noiva de José aos catorze anos e voltou para Jerusalém após noivado ser anunciado. Enquanto José permanecia em Nazaré, trabalhando para obter o necessário, a fim de constituir o novo lar, em Jerusalém.
Quando José veio a Nazaré para o casamento encontrou-a numa gravidez já avançada.
Grávida antes de se casar, suportou a desconfiança de seu esposo e correu o risco de ser apedrejada, conforme mandava a lei daquela época. Em meio a evitar desconfianças naturais da natureza humana, José convenceu-se de sua gravidez celestial e a desposou antes que sua condição de solteira grávida se tornasse pública e mantendo-se intocada até o nascimento do filho divino. Alguns meses após, de passagem por Belém, e sem obter hospedagem mais digna, ela deu a luz ao Filho de Deus, em uma manjedoura, provavelmente no subsolo de uma hospedaria, aos 16 anos de idade”
Fica toda a história, história esta que nunca ouvimos falar em tantos anos de catequese, missas e sermões, e as respectivas interpretações ficam ao cargo e responsabilidade de cada um.

DEUSESTÁENTRENÓS

Sem comentários:

Enviar um comentário