18/11/11

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2013 PARA JANEIRO

Segundo consta teremos uma fusão de freguesias para breve e assim umas próximas eleições autárquicas animadas para o lado da Freixianda..., e arredores!
Tentemos resumir o cenário a números:
Freixianda: 2792 – população; (2831 inscritos; 1511 votantes)
Rio de Couros: 2136 – população; (2216 inscritos; 1215 votantes)
Casal dos Bernardos: 1041 – população; (1161 inscritos; 631 votantes)
Ribeira do Fárrio: 900 – população; (922 inscritos; 568 votantes)
Formigais: 444 – população; (486 inscritos; 266 votantes)
TOTAIS:   Pop. – 7313  /  Votantes – 4191

Juntemos numa “MegaFreguesiaUnida” os votos de todos por partido (Freixianda + Rio de Couros + Casal dos Bernardos + Rib Fárrio + Formigais):


ELEIÇÕES 2009

FREIXI
ANDA
RIO DE COUROS
CASAL DOS BERNARDOS
RIBEIRA DO FÁRRIO
FORMI
GAIS
TOTAIS
PSD
626
571
314
0
181
1692
PS (,MVM)
719
274
239
0
80
1312
PARTIDO JANEIRO
0
0
0
429

0
429
CDS-PP
80
265
66
0
0
411
OUTROS
90
100
12
140
5
347

Nota: neste panorama a abstenção cairá significativamente
Aqui entra o jogo politico: a Freixianda não tem PSD à altura como é do conhecimento de todos, Rio de Couros é PSD e por certo alinha numa lista conjunta com a Freixianda mediante condições (e outros doutras freguesias por certo), mas Rio de Couros traz os votos muito divididos por 3 partidos; tb é preciso não esquecer que tradicionalemente a Freixianda arrecada 70% dos votos (cerca de 900 votantes laranja). Pelo que se o presidente do PSD vier de Rio de Couros acreditamos que a conclusão está arrematada à cabeça.
Por outro lado. A Freixianda dividida está e a prever-se os 3 mais votados a rondarem os 450 votos máx cada; Casal dos Bernardos entra no jogo que lhe propuserem; Formigais infelismente não tem peso porque não tem população; e há o Partido do Janeiro, é claro que o número não tem peso suficiente mas tem um ponto a favor que é o ser independente do “vai ou racha” com o apoio esmagador da sua população e o que pode tornar-se contagioso, se o Janeiro conseguir pôr na rua uma estratégia de campanha astuta, ele poderá ter uma palavra a dizer importante ou mesmo definitiva.
Ainda por mais um lado as negociações partidárias poderão azedar completamente e ficar tudo em águas de bacalhau; aí se todos se virarem para listas locais e Rio de Couros vier com uma “lista local” e trouxer a população da sua actual freguesia atrás..., esse nem precisa de uma grande campanha eleitoral. Facilmente reduz a abstenção de Rio de Couros a minimos e poderá obter uma votação na casa dos 1000 votos no Partido “Local”. Haverá pressões partidárias por certo mas o tempo mudou e as pessoas não cedem como antes.
Na Freixianda, claramente com o maior peso politico, fica absolutamente entrincheirada. O PS quando se mascarou de MVM, ou vice-versa pouco importa, deu um passo inteligente na altura..., mas claro que não advinhava esta manobra actual com as Freguesias; agora faz o quê?... vai a votos com a actual direcção e o PS apresenta outro partido com o logotipo PS e divide eleitorado...??... O MVM assume finalmente frontalmente a ideologia, une-se ao PS e escorraça uns quantos enganados...?!?... jogada complicada esta... acontece que nos tempos que correm o povo já não vai em “jogadas”. Posição sensivel que criaram e..., ora com este passo antes dado, vai agora pagar dolorosamente nas próximas autárquicas. Porque obviamente que como os resultados depois se refletem no municipio, muito mais gravosos irão ser os danos.
O cenário poderá contemplar bem mais de 3 partidos a disputarem o titulo “geral”, facilmente serão mais da meia dúzia os que terão uma probalibilidade viável de arrecadarem o prémio; pelo que na tiragem quem se aproximar dos 1000 votos terá o lugar assegurado, isto num universo de 5000 votantes visto a animação do acto fazer prever uma abstenção minima.
1000 é um número curto pelo que cada voto conta e tudo se jogará sobretudo pela inteligencia da campanha, bem à frente do orçamento, de cada um; uma ideia simples mas arrojada, concistente e frontal fará facilmente toda a diferença.
Força aos novos partidos que aí vêem, força “freguesias” e se não levarmos a água ao nosso moinho... levamos o moinho à nossa água (é este o provérbio ou há outro?... ...).

2 comentários:

  1. Boas. Fiquei agora a saber desta possível junção de todas estas freguesias. Mais uma vez, o povo têm alguma coisa a ganhar com isto? Não me parece, lá estamos nós a pagar para que outros enriqueçam a fazer pouco. O poder sobre a forma de hierarquia(Governo, distritos, concelhos e freguesias) apareceu como forma de poder distribuir melhor os recursos para os locais com menos população. E agora aparece como solução para supostamente melhorar alguma coisa... Mas o quê exactamente?

    ResponderEliminar
  2. Já se fala na rua que o futuro presidente de junta desta freguesia vem de Casal dos Bernardos, bem se for o atual pr.de Junta tem o meu voto garantido, pela obra que tem feito na sua freguesia o Rui que me desculpe mas não posso votar na mentira, chegou uma vez.

    ResponderEliminar